Um cântico novo ao Senhor.

Tempo de leitura: 4 minutos

Já faz algum tempo que tenho me sentido atraído por estas palavras, Um cântico Novo.

Salmos 96:1

Hoje pela manha resolvi compartilhar um texto sobre o assunto, e não de uma forma histórica, profunda e teológica, mas de um ponto de vista musical, na área do louvor.

Acredito que na Bíblia, o homem que mais entendeu o coração de Deus, e soube o alcançar, foi o rei David, que compôs a grande maioria dos Salmos. Por isso? Não, mas pela forma que os escreveu.

cantico novo
Cântico novo

E se você parar pra analisar cada um deles, verá em seu contexto, não frases elaboradas, acadêmicas e politicamente corretas, mas uma poesia gerada por seu mais profundo sentimento.

David sabia como se expressar em seus cânticos, e cada um deles, alegria ou tristeza, expressava exatamente o que ele estava sentindo naquele momento. Desta forma, cada uma de suas músicas eram literalmente um “Cântico Novo”.

Fico imaginando se suas músicas tinham limite. David ocupada cada segundo se seu precioso tempo, afinal era um rei, em proporcionar a Deus todo conforto, bem estar, e alegria possíveis. Ele desejava honrar ao Senhor com sua vida, e isso se tornava tema de suas músicas. David declarava seu amor, pedia justiça, chorava etc… Sempre foi sincero em suas palavras, mesmo quando se sentiu o pior e mais indigno dos seres humanos.

De um tempo pra cá passei a fazer o mesmo, e confesso que não é fácil encontrar palavras que combinem ou se casem de tal maneira que formem belas canções, mas tenho aprendido que a pratica constante nos leva a uma maior intimidade com a música e com a adoração. Nunca é demais, pelo contrário.

Outro dia estava com meu irmão, o Pastor Ludwig em sua casa, precisávamos descansar pois pela manhã eu voaria de volta a São Paulo. Convidei-o a entrar comigo no “Periscope”, um aplicativo que nos permite transmitir vídeos ao vivo, e ser vistos pelo mundo todo. A ideia era passear uns trinta minutos ali pra depois descansar, mas quando nos demos conta, já era duas da manhã, e ainda estacamos cantando ao Senhor por uma hora e meia. Como é bom adora-lo.

Pense no cântico como uma conversa entre você e Deus, ou melhor, pense num papo entre pai e filho. Nenhum filho dedica cem porcento de seus assuntos em frases decotadas ou extraídas de livros e cantigas de outras crianças, e também creio que nenhum pai suportaria um papo desse tipo. Mas quando um filho chega e rasga seu coração, dizendo exatamente o que está sentindo e o que espera daquele momento, nenhum pai deixa de dar total atenção.

Um cântico novo, visto desta ótica, representaria literalmente uma nova conversa, uma nova declaração expontânea e sincera, de um filho que necessita de amor e atenção do Pai.

O Cântico pode ser novo ainda que estejamos interpretando uma música muito conhecida de outra pessoa, basta viver cada palavra, e estas devem representar a tua verdade, o teu estado de espirito.

Mas é preciso ser músico para isso? Não penso desta forma, pois todos fomos feitos para Seu louvor, nem todos temos dom para música, mas todos temos um coração, e este se comunica diretamente com o coração de Deus, basta encontrar a sintonia certa.

Uma vez que chegamos neste ápice, tudo fica mais fácil, o cântico torna-se novo a cada dia, e sentimos o Pai sussurrando nos ouvidos: Me agrado de ti, gosto do teu cântico.

Então Louvemos.

Te convido a se inscrever em minha Lista Vip, desta forma ficará por dentro de tudo que acontece por aqui, eventos, postagens novas etc…

ENTRE EM MINHA LISTA VIP POR ESTE LINK

Também gostaria de te convidar a participar de meu Grupo de Discipulado no Facebook, onde postamos um conteúdo de crescimento espiritual , pessoal e profissional. Basta clicar no link abaixo e se inscrever.

DISCIPULADO / DEIO TAMBASCO

Também temos um Grupo do Whatzapp Chamado Coaching / Mentoria, onde postamos mensagens sobre desenvolvimento pessoal, profissional  e ministerial

COACHING / MENTORIA – DÉIO TAMBASCO

Deus abençoe
Déio

6 Comentários


  1. Realmente Pr. Déio, ser como o Rei David era tem sido o desafio de muitos cristãos. Acredito que a chave está realmente na simplicidade. Comentaste sobre o relacionamento de pai e filho – existe coisa mais simples do que este tipo de relacionamento?
    O desafios dos ministros de louvor deve ser este, tocar o coração de Deus por aquilo que Ele é, nosso Pai!

    Grande abraço, Deus abençoe.

    Responder

  2. Sempre acompanho o que publica e tens surpreendido cada vez mais com palavras, textos, mensagens maravilhosas e que só tem edificado minha vida. Isso tem feio muita diferença pra mim por que principalmente vindo de músico, adorador, isso realmente não é fácil de ver hoje em dia no meio evangélico.
    Grande abraço.

    Responder

    1. Muito obrigado pelas palavras amado, Continue comigo aqui hein, abração.

      Responder

  3. Todo o esforço direcionado a influenciar de maneira positiva à nossa juventude com relação ao louvor a Deus é de muita valia. Neste sentido, você Deio tem feito um brilhante trabalho. Abraço de um irmãozinho aqui do Ceará que conheceu seu trabalho ainda no Katsbarnea.

    Responder

    1. Meu irmão, fico muito feliz por poder fazer parte do Ministério, dando continuidade ao que Jesus ensinou, amor acima de tudo. Que Deus te abençoe muito. obrigado pelas palavras.

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *