Liderança! Qual a melhor forma de lidar com sua equipe.

Tempo de leitura: 7 minutos

Liderança! Qual a melhor forma de lidar com sua equipe.

liderança
liderança

Liderança tem sido um assunto muito abordado nos últimos tempos, pois trata em grande parte, do alicerce de instituições como Empresas, Igrejas, grupos artísticos ou filantrópicos etc…
Nos anos de experiência, nem tanto como líder, mas lidando diretamente com pessoas, aprendi e desaprendi muitas coisas, e gostaria de colocar algumas aqui pra te ajudar em seu processo de Liderança.

A primeira coisa que aprendi é que Liderança não é necessariamente o ápice de uma carreira profissional ou ministerial, pois entendo que nem todos têm aptidão para Liderança, do contrário quem seria liderado? Uma boa equipe possui líderes e liderados, que agem em comum objetivo e de forma organizada.
Aprendi em um Livro de John C. Maxuell que, as vezes, se você promove seu melhor operário a supervisor, você pode cometer o erro de perder um grande operário e colocando uma péssima Liderança, pode acabar com todo o departamento.

Mas uma vez que você se percebe como um líder a ser formado, e se abre para isso, eis aqui alguns passos que podem te ajudar a ganhar o coração daqueles a quem lidera.

Você pode estabelecer um relacionamento “patrão-empregado” ou “líder-colaborador” com sua equipe, e se você não sabe, existe uma grande diferença entre os dois.
O “patrão” precisa impor seu poder, e que poder é esse? Se você não me obedecer eu te mando embora, você não receberá … Neste caso a pessoa obedece para ganhar algo ou mesmo para deixar de perde-lo. Não existe respeito, não o respeito sincero.
Você pode até obter um tratamento à altura e ter tudo que deseja nas mãos, mas dificilmente terá o coração dos sua equipe.

O líder age com autoridade, e as pessoas têm prazer em servir, pois sabem que os primeiros beneficiados são eles mesmos. Todos sabem o que tem a ganhar e perder, e se importam mais em manter um ambiente agradável de trabalho e realizar suas funções com excelência, pois é isso que enxergam no líder.

1 – Conversa Informal

O tom de voz diz tudo em um relacionamento. Se você simplesmente tratar as pessoas da mesma forma com que gostaria de ser tratado por elas, já estará muitos passos à frente de muitos chefes-opressores por ai. Experimente ser sempre muito educado com seus liderados, afinal além do respeito que todos devemos ter, você precisa deles, mais que eles de você.
Em momentos de debate tente manter o tom moderado de voz entre todos, ou perderá o controle, tendo que apelar para o “poder”, o que estamos tentando evitar aqui.
Quando a maioria age de forma educada, a minoria se sente constrangida em querer elevar o tom de voz ou baixar o nível da comunicação.

2 – Dê conforto à equipe.

trabalhar em um ambiente ruim não é a melhor maneira de se executar as tarefas, sendo assim, o líder deve proporcionar o melhor clima possível, tanto de convivência quanto de comodidade.
Quando a equipe percebe que seu líder batalha para lhes proporcionar as melhores condições de trabalho, o fazem com prazer e orgulho, orgulho por serem liderados por você.

Por exemplo, gosto de servir água quando o pessoal de minha equipe está cantando, precisava fazer isso? Não necessariamente, pois todos eles têm mãos e sabem onde fica o bebedouro, mas percebo que quase sempre se esquecem de levar sua água, então penso: Por que não fazer? Vou e faço, e isso não me diminui, pelo contrário, mostro que me preocupo, e isso é sincero.

3 – Não cause ciúmes.

Pode parecer brincadeira, mas existem “chefes” que provocam uma certa concorrência entre seus liderados, buscando com isso um padrão de excelência em seu departamento. Procuram um funcionário e falam que o outro se destacou mais, ou falam que ele disse tal coisa a seu respeito. Depois vão e fazem o mesmo com o outro.
Ridículo? Sim, mas é verdade, já passei por isso, e me deixei levar por este truque sujo me tornando inimigo de uma pessoa que tinha tudo para ser meu maior aliado, o mesmo aconteceu com ele, e mais tarde rimos da situação.
Isso pode funcionar por um tempo, mas quando a equipe não é unida o corpo todo não funciona. Lá na frente você vai perceber que errou, mas pode ser tarde. Principalmente quando todos perceberem sua artimanha.

4 – Pague a Pizza.

O que quero dizer com isso é, tire as pessoas do lugar comum, de sua zona de conforto.
Um encontro às vezes fora do ambiente de trabalho, escritório, Igreja etc…, pode abrir portas que você nunca abriria. Conhecer a sua turma, as particularidades de cada um vai fazer com que surja na equipe um ambiente de amizade, e cá entre nós, um amigo nunca deixa outro na mão, mas um funcionário ranzinza vai faze-lo na primeira oportunidade.
Lembre que principalmente nas Igrejas onde as pessoas estão ali por amor e não por dinheiro, a Liderança é o melhor caminho.

5 – Sirva.

O maior exemplo de liderança que temos é Jesus. Até hoje as pessoas o seguem sem nenhuma obrigação, mas por amor.
Tudo isso por Seu exemplo de vida, ele passou seus poucos anos de ministério servindo aos Seus discípulos, lavou seus pés, serviu-lhes comida, alimentou-os com a palavra da vida…
Se você quer ter a melhor equipe, seja servo antes de mais nada.

6 – Dê atenção.

Fique atento às necessidades de cada pessoa, as vezes você pode fazer algo para ajudar alguém, mas o foco do grupo acaba falando mais alto.
Lembre-se que o bom pastor é aquele que deixa as 99 ovelhas e vai buscar uma que se perdeu. Pessoas não são recicláveis.
Esteja sempre pronto, pois a qualquer momento você ouvirá um “grito de socorro”.

7 – Dê poder de escolha.

Você não precisa resolver e decidir tudo em seu departamento, afinal de contas cada um é bom naquilo que faz.
Acredito que trazendo o assunto em pauta para ser tratado entre os integrantes você obterá um maior resultado, pois extrairá o melhor de cada um, sem correr o risco de tudo ficar com a tua cara.
Acredite na Identidade do teu grupo.

8 – Confiança

Se não houver confiança de todas as partes não adianta querer ter a melhor equipe do mundo. Se as pessoas não acreditam em você, não vão entregar suas vidas para serem cuidadas. O mesmo acontece do outro lado, veja como você não entrega certas tarefas que demandam confiabilidade a qualquer um. Apenas se coloque eu seu lugar e seja o líder mais confiável do mundo.

Os assuntos pertinentes a Liderança não têm fim, mas espero imensamente que estes poucos já possam te dar uma luz. Espero ter ajudado, espero também o teu Feedback, juntos vamos melhorar este Blog ok?

Bom, espero que você tenha gostado, conto também com teu Feedback, desta forma poderei melhorar as minhas postagens.

Te convido a se inscrever em minha Lista Vip, desta forma ficará por dentro de tudo que acontece por aqui, eventos, postagens novas etc…

ENTRE EM MINHA LISTA VIP POR ESTE LINK

Também gostaria de te convidar a participar de meu Grupo de Discipulado no Facebook, chamado IMPULSO, onde postamos um conteúdo de crescimento espiritual , pessoal e profissional. Basta clicar no link abaixo e se inscrever.

IMPULSO / DEIO TAMBASCO

Deus abençoe
Déio

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *