Qual o seu valor? Por que nos sentimos valorizados?

Tempo de leitura: 5 minutos

Qual o seu valor?

patinho feio
valor

Um dia fiz duas perguntas sobre valor a um pessoal, em uma de minhas palestras, e desde então venho as fazendo sempre que posso.

1 – Você se sente desvalorizado?

A impressão que temos é que, por mais que a gente se esforce, estude, se aplique pra dar o nosso melhor, as pessoas não nos reconhecem, pelo menos não como queremos ou precisamos.

E pra piorar a situação, pessoas que não se mostram tão capacitadas assim, acabam conquistando a posição de “honra” tão desejada por nós.

Há uns anos, quando deixei a Igreja que fazia parte, recebi alguns telefonemas de pessoas ( não todas ) que reivindicavam o lugar que eu ocupava, “o meu lugar”. Foi difícil pra mim, ouvir de pessoas que andavam comigo, que aquele “lugar” agora lhes pertencia, pois a impressão era de ter convivido durante anos com “abutres” que sobrevoam a caça já morta, esperando que os animais ferozes saiam do caminho pra você finalmente ocupar o lugar.

Triste pensar assim, mas esta é a grande realidade nos dias atuais, e não só nas Igrejas.

Me lembro de ter dito a uma pessoa algo como: Algum dia você descobrirá que ninguém tem lugar, pois nada é nosso, tudo pertence a Deus, e não cai um fio sequer de nossa cabeça sem que Ele permita. Portanto nós não temos, nós desfrutamos.

Nos próximos anos soube das articulações políticas e implacáveis em torno da posição.

Esta tem sido uma busca errante das pessoas por honra e valorização, o objetivo acaba se tornando mais importante que a causa, e nesta enganosa visão pisamos nas pessoas, usando-as como degraus em nossa ascensão profissional, ministerial ou política.

2 – Qual o seu valor?

É muito comum ver as pessoas se sentindo desvalorizadas, mas poucos sabem qual o seu real valor.

Imagine por um instante que você fosse me vender algo que te pertence. Se você não souber pra que serve isso, onde foi feito, por quem, pra que, por que… dificilmente vou querer comprar, principalmente se o preço for alto.

Vamos definir valor e preço.

Valor é tudo aquilo que você oferece em troca do preço e preço é a quantidade de dinheiro que você recebe por todo valor oferecido.

Agora trazendo para a nossa realidade, e apenas trocando a palavra preço por honra ou mesmo valorização, temos: Valor é tudo aquilo que você agrega ao que oferece, e preço é a honra ou valorização obtida pelo que você oferece.

Um jeito estranho e diferente de pensar, e pode até parecer meio frio, mas no final das contas todos querem ou precisam de “honra”, mas poucos estão dispostos a oferecer honra.

A Bíblia diz que melhor é dar do que receber, então por que todos queremos receber mais do que dar? Oferecer valor é mais importante que receber. E seguindo a ordem bíblica, primeiro você dá, e depois recebe.

Aprendi no Marketing digital que você precisa oferecer em termos de “valor percebido” muito mais do que o preço que você estabelece pelo seu produto. Mais uma vez devo ter te assustado, pois você deve estar se sentindo comparado com um produto, não é verdade?

Mas assim como você se imagina, você é, então se oferece valor em troca de honra, será percebido como produto, e não como pessoa. Pense nisso.

Traga tudo isso que estou falando para a sua realidade, como uma pessoa que se doa e precisa de certo reconhecimento. Pensando desta forma você precisa entregar muito mais do que se espera de você.

Quando todos esperam que você apareça em determinado horário pra tocar, dançar ou cantar, experimente aparecer antes do horário previsto, limpar o ambiente, aquecer a voz, interceder pelo culto ou show… Seja aquela pessoa necessária, e não conveniente.

Agora você deve entender o por que de algumas pessoas, que aparentemente não são tão boas tecnicamente, se destacarem.

Estas pessoas possuem um ingrediente que talvez esteja faltando.

O ingrediente que falta é o amor.

Quando você faz o que faz por amor, não se contenta em fazer  apenas o que se espera de você, mas vai além e se esforça pra que o todo seja perfeito.

Não fica olhando para o canto vazio pra mostrar a todos que tal pessoa não compareceu, você se coloca em seu lugar com amor  e realiza as duas tarefas, preservando o todo e a pessoa.

Agora quero perguntar novamente: Qual o seu valor?

Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.

Gálatas 6:7

Pense desta forma, se você planta excelência, colhe excelência, se você planta honra, colherá honra. Portanto ofereça primeiro.

Honre seus pais, honre seu líder, honre seus iguais, antecipe o amor, ou seja, ame primeiro.

Honre simplesmente por honrar, respeite simplesmente por respeitar, não espere em troca, pois honra é consequência, efeito co-lateral de uma vida excelente.

Assista também à LIVE que fizemos pelo youtube

Espero que tenha gostado.

Te convido a se inscrever em minha Lista Vip, desta forma ficará por dentro de tudo que acontece por aqui, eventos, postagens novas etc…

ENTRE EM MINHA LISTA VIP POR ESTE LINK

Também gostaria de te convidar a participar de meu Grupo de Discipulado no Facebook, chamado IMPULSO, onde postamos um conteúdo de crescimento espiritual , pessoal e profissional. Basta clicar no link abaixo e se inscrever.

ARTISTAS CRISTÃOS COM EXCELÊNCIA 

Deus abençoe
Déio

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *