Melhorando a qualidade dos Ensaios

Tempo de leitura: 8 minutos

qualidade dos ensaios
Ensaios

Os Ensaios têm sido um dos grandes vilões das bandas, há muito tempo. Alias, vale dizer que a maior parte das bandas e grupos que se rompem, o fazem em meio a ensaios.

Não existe um número exato dos possíveis problemas que nos impedem de obter um bom resultado em nossos ensaios, mas posso descrever alguns a partir da minha experiência, baseados em meus erros e acertos. Espero que o resultado final seja útil pra você.

FALTA DE VONTADE DA EQUIPE

Em algum ponto perde-se a vontade de convivência entre os integrantes do grupo. Existem bandas hoje em dia, que viajam com uma “Banda Reserva” que passa o som, tudo para que os integrantes não tenham que sair de seu quarto de hotel, e logo terem que se encarar. Quanto menos convivência, melhor”, este tem sido seu Lema.
Na desculpa de que cada um precisa de seu próprio “Roadie ou técnico” convenientemente contratam músicos que os representam em todos os momentos, exceto na hora do show.
Depois de um bom período, a convivência vai ficando desgastada, e a palavra ” Ensaio ”  cada vez menos usada.
Com o avanço da tecnologia, os músicos nem sequer precisam se encontrar para que o CD fique pronto.
Cada um vai no seu determinado dia e faz a sua parte. Na hora de aparecer em público, bem, nesta hora entra em cena o lado artístico e seu velho lema, tudo pela grana. Pensando na “Recompensa” fica fácil representar, às vezes nem por todo dinheiro do mundo, o que talvez explique o termino de grandes grupos.

Pensando numa solução para isso, quero deixar uma orientação. Por que não investir mais tempo em outras atividades que não sejam a sua área de atuação? Saia com tua turma para comer uma pizza, jogar boliche, ver o filme em cartaz no Cinema, reuna-se com eles apenas para orar ou falar da bíblia. E tudo isso sem a obrigação de conversar sobre o grupo ou a “próxima apresentação. Procurem uma pessoa que os treine e discipule, um olhar neutro, de fora. Um pastor, um Coache…
Tenho certeza que alimentando o lado afetivo entre os integrantes, a vontade de estar juntos, inclusive na hora do show / culto, vai ser maior.

OS ENSAIOS NÃO RENDEM

Mal começou o ensaio e as pessoas já estão desesperadas para o tempo acabar. Isso definitivamente não é normal.
Coloque uma coisa na cabeça, sem ensaio vai ficar horrível.
Então se não podemos deixar de fazer, por que não tornar este momento mais agradável?

A falta de organização deixa os integrantes do grupo desesperados. Vou exemplificar.
O pessoal do instrumental não para de fazer ruídos ( afinação, checagem de volume… ) e a galera do vocal entra em pânico. Isso quando a turma da dança não está presente, quando sim, a coisa piora ainda mais.
Por que não esperar fora do ambiente até que tudo esteja pronto? E cá entre nós, que tudo fique realmente pronto ( risos ).
A banda quer passar um arranjo e os vocalistas estão passando os backs. Por que não fazer isso em outro dia, horario, lugar, em casa pra não gastar e desgastar.
O problema é que todo mundo se acha bom o suficiente pra resolver tudo “aqui e agora”, e as coisas não funcionam assim,
O que eu faria? Três ensaios, um da banda, um dos vocais, e outro com todos.
Nos casos em que o grupo tem metais a mesma coisa. Bandas grandes como o Renascer Praise de onde fui integrante por mais de 25 anos, tinha ensaio da banda, dos vocais, dos metais, do coral, da dança e no final juntava tudo pra fazer os últimos ensaios. É muito ensaio, mas posso dizer por experiência que os ensaios finais eram tão lindos quanto a apresentação em si.

ESTÚDIOS CAROS

Vou abordar este tema rapidamente, pois foi um dos assuntos da nossa Reunião de Discipulado de Sábado 01/10, aliás te convido a fazer parte deste grupo, pois ao vivo você também tem oportunidade de matar tuas dúvidas.

ENTRE AQUI PARA O GRUPO “DISCIPULADO / DEIO TAMBASCO

Quanto ao valor dos ensaios, isso varia de acordo com a localização e equipamento. Obviamente quanto melhor o estúdio mais caro será. Mas a grande solução pra isso é o velho “rateio” entre os integrantes. Em alguns casos em que os lideres de Igreja entendem a importância do grupo e logo dos ensaios, acabam investindo uma parte do valor , mas acho que ainda que seja mínimo ou simbólico, todos devem colaborar, pois isso faz com que valorizem o tempo juntos.

NÃO DÁ PRA ENSAIAR NA IGREJA

Se isso acontece é por que, ou você não deixa as coisas em ordem no final ou por que não há tempo livre para ensaios devido a todas as atividades da Igreja.
Neste caso sou obrigado a dizer, que não é a Igreja que tem que se enquadrar em nosso melhor tempo, e sim nós devemos nos encontrar dentro do tempo que nos sobrar, e isso não é demérito pra ninguém. Se estamos aqui pra servir, não vejo razão pra não querermos nos adequar, a menos que nos achemos melhores que os outros, ou até mesmo que os próprios cultos da Igreja.

DISCUSSÕES

Muitos são os motivos que levam um grupo a discutir num ensaio, mas gostaria de destacar um em especial.
Briga por causa de arranjo. Todo mundo briga pelos seus filhos, não é mesmo?
E cá entre nós, um arranjo bem feito é como um filho, que precisa ser protegido.
Bom, um arranjo mal feito também, pois quem fez nem sempre percebe que algo não está legal. Quando digo arranjo, posso estar falando de um passo de dança ou uma fala na peça do teatro.
Brigamos por um arranjo como quem luta pela própria vida, e isso é a mais pura demonstração de egoísmo, pois quando estamos em grupo, devemos ser como corpo, nos ajudando mutuamente.
Abrir mão não quer dizer que você é mais fraco, e sim que está disposto a sacrificar algo que lhe custa, como um arranjo por exemplo.

Vale a pena colocar na balança o real valor que um arranjo tem pra você, afinal de que valeria um arranjo sem um grupo para executa-lo? O fato é que precisamos uns dos outros, e a melhor forma de convivência é a servidão. Servir ao próximo nos dá uma sensação de dever cumprido, e vejo muitas pessoas deixando este prazer de lado por causa da sua nociva vaidade.

O PASTOR NÃO DÁ VALOR AO GRUPO DE LOUVOR OU A BANDA.

Este tópico serve mais para o pessoal que serve efetivamente nos cultos das Igrejas, não que não possa ser contextualizado para outras situações. Cabe a cada um levar o aprendizado para seu meio de convivência.
Eis algumas perguntas que eu gostaria de fazer a todos os Artistas que se sentem desvalorizados:

Qual o teu “real valor”?

Será que o motivo pelo qual o teu líder ou as pessoas próximas não te valorizam não está em você mesmo?

O que você tem feito, não como grupo mas como indivíduo, para valorizar a tua figura como pessoa, profissional e artista?

Depois de muito sofrer com este tipo de pensamento, hoje entendo que a medida com que me esforço para o crescimento coletivo, me valorizo diante dos outros. Mas o segredo está em fazer isso de coração, e não por interesse.
Detalhes como compromisso com horário, maneira de lidar com as adversidades, palavreado, respeito… podem muito contribuir para o teu crescimento e logo todos ao redor perceberão que você é sim uma pessoa em quem se pode confiar.

Se eu fosse um investidor, Jamais colocaria meu dinheiro em um negócio que me traz prejuízo, mas já que estamos falando de vidas e não dinheiro, ninguém gosta de depositar confiança em quem só traz decepção e insegurança. Simples desta forma.
Melhorando nosso valor, aumentamos nosso credito e confiabilidade.

Espero que você tenha gostado deste artigo, e também gostaria de pedir que compartilhe com teus amigos, para que outras pessoas também possam ser edificadas.

Te convido a se inscrever em minha Lista Vip, desta forma ficará por dentro de tudo que acontece por aqui, eventos, postagens novas etc…

ENTRE EM MINHA LISTA VIP POR ESTE LINK

Também gostaria de te convidar a participar de meu Grupo de Discipulado no Facebook, chamado IMPULSO, onde postamos um conteúdo de crescimento espiritual , pessoal e profissional. Basta clicar no link abaixo e se inscrever.

IMPULSO / DEIO TAMBASCO

Deus abençoe
Déio

 

8 Comentários


  1. Sempre um prazer ler e escutar o que Deus tem pra falar através de você mano. Deus te abençoe. Shalom

    Responder

    1. Que benção meu irmão, por isso não desejo parar nunca, Abração

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *