7 Dicas que você precisa para escrever uma boa música!

Tempo de leitura: 4 minutos

Como escrever uma boa música?

canção
canção

Durante muitos anos tive o sonho de escrever boas músicas, mas por mais que tentasse, minhas experiências com a composição nunca foram as melhores.
Como resolvi isso?
Você pode até pensar que fiz algum curso incrível de composição, mas o fato é que só percebi que tinha feito boas músicas anos depois de tê-las escrito.
Passei a reparar nos detalhes que me levaram a este feito, e baseado neles escrevi esta mensagem pra vocês.

Acredito que o conjunto dos detalhes descritos abaixo poderão te dar uma boa base para escrever suas próprias canções.

Conhecimento da Palavra
Uma vez que estamos falando de música Cristã, o mínimo que a pessoa precisa é conhecer a Jesus, e o estudo da Bíblia é primordial.
Não se trata de estudar e ler a Bíblia no período de composição, mas de uma vida de busca e aprendizado, pois a Palavra de Deus é viva. A cada dia somos iluminados pela sua leitura. Nunca deixe de estudar  as escrituras.

Leitura
Ler livros sobre diversos assuntos pode enriquecer o teu vocabulário e abrir a mente para novas idéias e conceitos
Leia muitos livros sobre assuntos  relevantes, por exemplo, se você canta adoração leia muito sobre isso.
Mas não deixe de ler sobre o que você mais gosta, por exemplo romances, todo tipo de leitura pode e vai te ajudar.

História
Agora não estou falando sobre livros de História, mas da tua própria história de vida.
Hoje tenho quatro CDs gravados, o que me dá uma média de 40 músicas próprias. De todas elas, apenas 20%  realmente tiveram uma conexão com as pessoas, ou seja, são músicas que todos gostam de cantar junto comigo ou até quando não estou me apresentando. Como dizemos estas músicas realmente “pegaram”, ou também conhecemos como ” chiclete “.
Por que isso? Simples. Por que são músicas que relatam momentos de minha vida, experiências expressas em canções. Este tipo de música realmente cria um laço com as pessoas, pois se trata de algo real, que aconteceu de fato e também pode acontecer com as pessoas que escutam.
Pense em criar melodias e letras que retratem situações e sentimentos vividos.

Intimidade com Deus
Esta é a parte principal. Como escrever sobre algo ou alguém com quem você não se relaciona? Impossível, a não ser que você queira escrever algo sobre uma terceira pessoa. Mas quando falamos de sentimento, experiência, Adoração, estamos falando de Relacionamento, e se não o tivermos, nossa música não passa de mentira.
Seja íntimo de Deus, ore muito, fale com ele, fique a sós com Deus.
O compositor mais famoso de todos os tempos se chama David, ele foi um grande rei em Israel, e escreveu muitas e muitas canções. Todas elas relatam suas experiências e sentimentos, são músicas que denotam um profundo relacionamento com o Pai. Faça o mesmo.

Internet
Pesquisas em fóruns e grupos de facebook têm sido muito útil para o desenvolvimento artístico das pessoas. Por que não usar-mos esta ferramenta tão poderosa para aperfeiçoar o nosso dom também?
Existe uma infinidade de coisas que você consegue encontrar com apenas uma “googada”, não deixe de experimentar. Procure também saber sobre a procedência das pessoas, dos sites etc… pra não cair em roubadas, pois tem muita gente dando uma de sábio por ai. Escolha pessoas mais experientes na área, com certeza estas pessoas poderão ensinar algo pra você.

Dicas e Conselhos
Conhecer pessoas experientes no assunto, compartilhar ideias etc… são experiências enriquecedoras. Pense que sempre haverá alguém mais avançado que nós. Da mesma forma ensinar a quem está começando também causa um crescimento acelerado.

Audição
Escutar muita música é importante, n˜åo para imitar, mas para se situar diante do que está rolando no momento. Acima de tudo tua música tem que ser a música que você gostaria de ouvir, pois não podemos vê-la como mero produto para suprir uma demanda de gosto popular. Bem, há quem o faça, e muito bem, mas eu não conseguiria interpretar algo que fiz apenas para ganhar dinheiro e sucesso.
Penso na música como uma das mais belas ferramentas de expressão que existe, não só a música, mas todo tipo de arte tem este poder de conexão.

Te convido a se inscrever em minha Lista Vip, desta forma ficará por dentro de tudo que acontece por aqui, eventos, postagens novas etc…

ENTRE EM MINHA LISTA VIP POR ESTE LINK

Também gostaria de te convidar a participar de meu Grupo de Discipulado no Facebook, chamado IMPULSO, onde postamos um conteúdo de crescimento espiritual , pessoal e profissional. Basta clicar no link abaixo e se inscrever.

IMPULSO / DEIO TAMBASCO

Deus abençoe
Déio

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *